João Magalhães faleceu na passada quarta-feira, aos 79 anos.
Colecionador português e fundador do Museu Automobilístico e da Moda de Málaga, João Magalhães reuniu belezas do automobilismo e da moda numa coleção de referência internacional, que chegou a ser considerada uma das mais importantes da Europa.
Em 2010 inaugurou a coleção que começou 50 anos antes, com o objetivo de criar “um projeto inovador em relação a outros museus de automóveis do mundo”, associando os modelos de carros com a arte e a moda de cada época, refere a agência Lusa.
Entre os clássicos desta coleção destacam-se um Winner Horseless, de 1898, e um Mercedes 540 K, de 1934, que se tornou "um símbolo do regime nazi”, entre outros modelos de marcas como Mercedes, Ferrari, Lamborghini, Bentley, Aston Martin, Rolls Royce.
Málaga foi a cidade escolhida para acolher o seu Museu, após o alegado desinteresse do Governo Português e a recusa de algumas outras cidades espanholas. Manteve, no entanto, a sua ligação a Portugal como grande colecionador através de várias iniciativas e participações em eventos de clássicos.
Os Clássicos Portugal apresentam assim a sua homenagem a este grande homem que muito fez pela cultura dos automóveis clássicos e que certamente fará perdurar o seu legado.
Fonte_ Agência Lusa