Foi um fim de semana memorável dedicado aos clássicos, não apenas aos automóveis, mas também aos motociclos e bicicletas. Houve espaço para tudo isto e muito mais nos três dias de Salão Motorclássico, que realizou a sua última edição na Cordoaria Nacional.
Em estreia neste certame, o stand dos Clássicos Portugal atraiu muitos olhares curiosos e perguntas sobre o emblemático Fiat Panda equipado a rigor para uma aventura no deserto.
O site Autonews faz nota disso mesmo referindo-se ao piloto Tiago Cabeleira como “mais um dos protagonistas deste Motorclássico que chama a atenção pelo espírito aventureiro e inovador.”
Em entrevista, o piloto revelou um dos segredos para o sucesso na prova: “O segredo está no peso, não o podemos carregar muito, até porque temos o nosso próprio dia de campanha em que temos que tratar de tudo sozinhos, apesar de uma ótima e segura organização por detrás”.
Tiago Cabeleira e o copiloto Joaquim Nicolau vão participar no 15.° Rally Raid Internacional, no sul de Marrocos, de 28 de abril a 6 de maio, e os Clássicos Portugal apoiam esta aventura não apenas por ser um clássico no deserto e um incentivo à cultura automobilista nacional, mas também pelo mérito e trabalho desenvolvido na preparação deste carro especial.
“Há nove meses que estamos a tratar dele, a desmontá-lo e andamos a fazer alguns testes. Estamos cheios de vontade de ir para o deserto com ele. Tudo no carro foi feito de novo, de uma ponta a outra. As peças são quase todas originais. Fizemos uma adaptação à suspensão para esta a gás, e subimos também o carro uns centímetros para fazer face a alguns obstáculos”, contou o piloto à Autonews.
Falou também sobre o sistema pressurização Central Tire Inflation System - CTIS desenvolvido de raiz neste carro, que permite, entre outras coisas, encher os pneus em andamento e poupar tempo precioso na prova.